Um algoritmo é a descrição de um padrão de comportamento, expressado em termos de repertório bem definido e finito de ações "primitivas", das quais damos por certo que elas podem ser executadas. Um algoritmo é, em outras palavras, uma norma executável para estabelecer um certo efeito desejado, que na prática será geralmente a obtenção de uma solução a um certo tipo de problema. Exemplos de algoritmo em nosso dia a dia: instruções para o uso, indicações de montagem, receitas de cozinha, partituras musicais etc (Fonte: Algoritmos e estrutura de dados, Guimarães/Lages).

Um acrônimo para American Standard Code For Information Interchange. ASCII é um padrão de códigos para troca de informações entre diferentes computadores e sistemas. Fonte: Código Fonte TV.

É um compilador JavaScript, ele converte código JavaScript atual em uma versão que o navegador posso executar. Fonte: Código Fonte TV.

Um acrônimo para Domain-Driven Design. DDD é o conceito de que a estrutura e a linguagem do código do software (nomes de classe, métodos de classe, variáveis de classe) devem corresponder ao domínio do negócio. Fonte: Código Fonte TV.

O gRPC é um framework desenvolvido pela google que tem o objetivo de facilitar o processo de comunicação entre sistemas de uma forma extremamente rápida, leve, independente de linguagem.

É um acrônimo para JavaScript Object Notation, é um formato compacto, de padrão aberto independente, de troca de dados simples e rápida entre sistemas, especificado por Douglas Crockford em 2000, que utiliza texto legível a humanos, no formato atributo-valor. Exemplo de um recurso representado em JSON: { "id": 3, "nome": "Monitor Dell", "preco": 830.0 }

Um acrônimo para JavaScript XML. JSX é uma extensão de sintaxe para JavaScript que fornece uma maneira de estruturar a renderização de componentes usando uma sintaxe familiar para muitos desenvolvedores. É semelhante ao HTML. Fonte: Código Fonte TV.

Um acrônimo para Model View ViewModel. MVVM é um padrão de design de software estruturado para separar a lógica do programa e os controles da interface do usuário. Fonte: Código Fonte TV.

É um servidor web open source de alta performance. Oferece recursos de balanceamento de cargas, proxy reverso e streaming, além de ser capaz de gerenciar milhares de conexões simultâneas.

É o desempenho que um software possui para completar um determinado workload.

Um acrônimo para Progressive Web Apps. PWA é um tipo de software de aplicativo distribuído pela web, desenvolvido usando tecnologias comuns da web, incluindo HTML, CSS e JavaScript. Fonte: Código Fonte TV.

É um conjunto de estratégias adotadas intencionalmente para a adaptação de um sistema quando uma falha ocorre.

É um acrônomo para REpresentational State Transfer. É um estilo arquitetural para desenvolver web APIs, ou seja, para desenvolver web services. Rest é uma especificação que define a forma de comunicação entre componentes de sofware na web, independente de linguagem de programação usada. REST surgiu no início dos anos 2000 a partir da tese de PhD de um cientista chamado Roy Fielding, o intuito geral era a formalização de um conjunto de melhores práticas e regras para desenvolvimento de web services, essas melhores práticas são chamadas de constraints (regras) que devem ser seguidas para que uma API esteja em conformidade com REST. As constraints são: cliente-servidor, stateless, cache, interface uniforme, sistema em camadas e código sob demanda. Uma REST API é uma API que segue as regras especificadas pelo Roy Fielding. As vantagens de usar REST são: separação entre cliente e servidor, escalabilidade, independência de linguagem, mercado.

É um acrônimo para Software as a Service. SaaS é uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço. Com esse modelo, uma determinada empresa não precisa instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares. O acesso é fácil e simples: apenas é necessária a conexão com a internet. Os aplicativos SaaS também são chamados de softwares baseados na Web, softwares sob demanda ou softwares hospedados. Independente do nome, eles são executados nos servidores das empresas provedoras, que têm a responsabilidade de gerenciar o acesso e manter a estrutura de segurança de dados, conectividade e servidores necessários para o serviço.

Acrônimo para Software Development Kit. SDK é um conjunto de ferramentas e bibliotecas disponibilizados por algum fornecedor para criar softwares em uma plataforma específica. Fonte: Código Fonte TV.

O termo SOLID é um acrônimo para os cinco princípios da programação orientada a objetos que facilitam no desenvolvimento de softwares, tornando-os fáceis de manter e estender: S(Single responsability principle)O(Open closed principle)L(Liskov substitution principle)I(Interface segregation principle)D(Dependency inversion principle).

É um framework desenvolvido em Java que facilita o processo de configurações de aplicações que utilizam todo ecossistema do Spring Framework. A ideia principal desse framework é facilitar a vida dos desenvolvedores, fazendo com que não percam mais tempo configurando um projeto e sim gastem seu tempo no desenvolvimento, para isso ele faz um uso do que chamamos de auto configurações.